KEMPO ADAPTADO

    O Kempo adaptado é um programa de inclusão, para atletas com deficiência física e/ou intelectual. Isso inclui atletas com deficiências de mobilidade, amputações, cegueira e paralisia cerebral.

    O programa Kempo Adaptado foi iniciado em Portugal, e estendeu-se a mais de 250 pessoas com deficiência, tendo de seguida, sido introduzido noutras federações nacionais da IKF, tornando-se numa missão de todos, tornar o Kempo Adaptado mais acessível e inclusivo.

    A FPLK organiza desde 2014 provas e categorias de Kempo Adaptado, tendo iniciado em 2016 o regime nas provas nacionais como Campeonato Nacional e Taça de Portugal.

    Em 2018 a FPLK organizou a Taça Internacional de Kempo Adaptado, inserida no evento WAC 2018, um enorme sucesso quer na componente tradicional quer na desportiva.

    Contudo,  o grande sucesso do projeto Kempo Adaptado foi ter organizado o 1º Campeonato Mundial de Kempo Adaptado em Caldas da Rainha e posteriormente, em outubro de 2019, o 1º Campeonato Europeu de Kempo Adaptado em Vila Franca de Xira - Portugal.

    Em todos os eventos, a FPLK teve o apoio e reconhecimento da Secretaria de Estado da Inclusão para Pessoas com Deficiência, Comité Paralímpico de Portugal, Confederação do Desporto Portugal, Confederação de Treinadores Portugal, Confederação Portuguesa de Coletividades, IPDJ, IP, Turismo do Centro, entre outros.

Acreditamos firmemente que o Kempo é uma parte essencial para a reabilitação, tendo com o tempo, evoluído de uma modalidade recreativa para um desporto de competição.

    Hoje existem em todo o mundo, mais de 800 centros com aulas de Kempo Adaptado, alguns são instituições específicas, centros governamentais e outros clubes.

 

    Categorias de deficiência

    Os atletas que participam em provas de Kempo Adaptado, são agrupados em dez categorias principais, com base no tipo de deficiência e respeitando o Regulamento Paralímpico Internacional:

 

     Limitações Físicas - Existem oito tipos diferentes de limitações físicas reconhecidas pelo movimento:

     - Potência muscular prejudicada;

     - Amplitude passiva de movimento prejudicada;

     - Perda de membro ou deficiência de membro;

     - Diferença de comprimento da perna;

     - Baixa estatura;

     - Hipertonia;

     - Ataxia Athetosis.

     Deficiência visual - Atletas com deficiência visual que variam da visão parcial, suficiente para ser julgada legalmente cega, à cegueira total.

 

     Deficiência Intelectual - Atletas com comprometimento significativo no funcionamento intelectual e limitações associadas no comportamento adaptativo.

Contatos

EXPOESTE – Av. Infante D. Henrique, Nr. 2. 
2500 – 918 Caldas da Rainha, Portugal

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
Parceiros Oficiais:
Logo Parceiros-04.png
Sem título-1-02.png
Sem título-1-05.png
Logo Parceiros-06.png