Gala do Desporto 2022 em Albufeira

GALA DO DESPORTO 2022 EM ALBUFEIRA
O Clube de Artes Marciais de Albufeira esteve presente na Gala do Desporto
GALA MARCADA PELA APOSTA DE ALBUFEIRA A CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2026
Foi em clima de apoteose que se realizou na passada sexta-feira, dia 28, a 17.ª Gala do Desporto Albufeira 2022. Cerca de um milhar de pessoas assistiram ao reconhecimento dos atletas do Município que na época de 2021-2022 somaram títulos e medalhas. Deste modo, mais de 300 atletas viram os seus esforços reunidos, numa Gala antecedida por um jantar no Palácio de Congressos dos Salgados. Todo o executivo autárquico presente, bem como o diretor regional do IPDJ e muita emoção e adrenalina à mistura.
A Gala do Desporto deste ano fica marcada pela aposta de Albufeira a Cidade Europeia do Desporto 2026. O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, abriu esta Gala do Desporto, começando por afirmar que "o desporto é uma manifestação de paz e de harmonia, unindo povos ao longo da História. Pelo desporto se combate o racismo, assimetrias, diferenças e é por isso que apostamos no desporto como um motor de igualdade no nosso concelho". O autarca frisou a importância das famílias e do corpo técnico e dirigente dos clubes, na sua vertente pedagógica e de cidadania e avançou que "vamos continuar a apoiar o desporto, seja pela continuidade dos contratos programa, seja pela continuidade de realização de eventos como o Cross das Amendoeiras, Campeonatos mundiais de Pesca, os quais, em Pesca embarcada, temos o campeão mundial, Alexandre Dionísio, Volta ao Algarve em Bicicleta e muito mais".
Também fortemente ovacionado, foi o vice-presidente e vereador responsável pela Juventude e Desporto, Cristiano Cabrita. O autarca salientou a importância da família no Desporto, as estruturas desportivas ao dispor dos munícipes e aptas para eventos mundiais e o elevado número de atletas federados no concelho: "São mais de três mil atletas federados que neste concelho valorizam um Desporto sério, com ética e em prol de uma comunidade, pelo temos tudo quanto é necessário para sermos Cidade Europeia do Desporto 2026 e eu creio que o seremos".
O diretor regional do IPDJ, Custódio Moreno, mencionou que “O IPDJ reconhece o vosso trabalho, e esforço e isso vê-se pelos campeonatos mundiais que têm sido realizados em Albufeira”.
De resto, foi em clima de apoteose que se realizou a 17.ª gala do Desporto de Albufeira, juntando cerca de um milhar de espetadores, depois de um jantar oferecido a todos os atletas, dirigentes e corpo técnico dos clubes. Este momento ganhou ainda mais brilho com as atuações da Fanfarra dos Bombeiros voluntários de Albufeira, grupo de Ginástica Artística da ACRO e da Academia de Dança Soul.

Gala do Desporto 2022 em Albufeira